Apesar da confusão que a falta de um nome específico para a linha pode causar – problema que não acontece com a Xiaomi Redmi – basta lembrar que os flagships (os modelos que não tem nome adicional, apenas o selo da marca) são os aparelhos com as melhores configurações da marca chinesa. Até pouco tempo atrás, essa era a família conhecida como Mi.
Por ser a principal aposta da marca, ela também é a mais privilegiada entre todas as linhas da Xiaomi, com três atualizações do Android, garantindo assim uma longevidade maior que as irmãs. Essa quantidade, porém, ainda é inferior aos concorrentes topo de linha da Samsung.
A grande novidade que a geração de 2022 trouxe ao mercado foi a incorporação das lentes Leica, em parceria com a empresa alemã. A proposta da Xiaomi foi transformar seus aparelhos em “câmeras que também são smartphones”, especialmente no Xiaomi 13 Ultra – que não é vendido em lojas brasileiras.
A marca manteve o sensor produzido pela Sony, que já se destacava com um dos benefícios na hora de comparar câmeras. Em outros aspectos, a geração Xiaomi 13 também se destaca por ter adicionado um sensor da Dolby para melhorar a qualidade sonora dos alto-falantes, bem como uma tela com mais brilho que os Xiaomi 12.
Outra novidade importante é a certificação IP68 contra poeira e à prova d’água, além de incluir versões de 512GB de armazenamento interno. Quem compra a versão Pro na cor azul clara se depara com um smartphone com traseira que imita couro, contra a cerâmica dos demais.
Três dos quatro aparelhos da linha são vendidos em lojas brasileiras. Na comparação entre eles, o Xiaomi 13 Pro se destaca como o melhor: tem bateria superior e que carrega mais rapidamente, câmera principal de melhor definição e tela de melhor resolução e maior densidade de pixels.
Já o Xiaomi 13 Lite sai na frente quando o assunto é preço, por ser o mais barato entre os três, além de apresentar uma câmera frontal de melhor definição e ser mais leve. O Xiaomi 13 é o meio termo entre os outros dois.
O único que não é vendido por aqui é o Xiaomi 13 Ultra – o melhor da família. Na comparação com o Xiaomi 13 Pro, ele se sobressai por conta da tela equipada com a última versão do Gorilla Glass, zoom de 5x na câmera principal, mais memória RAM e possibilidade de o dobro de capacidade máxima de armazenamento interno. Apesar de não estar disponível para venda em lojas brasileiras, é possível encontrá-lo à venda no AliExpress. Apesar da taxa de importação, a loja oferece frete grátis e possibilidade de devolução em caso de erros no envio.