Quando o iPhone 14 foi lançado, muito se lamentou que as novidades eram pouco notáveis. Nada mais justo: enquanto a 12ª geração apresentou uma renovação no design ou a 13ª teve uma melhora na bateria, a 14ª se dedicou em detalhes muito técnicos.
O iPhone 15 mantém a tradição de melhorar a câmera a cada nova geração. Dessa vez, a câmera principal chega a 48MP, zoom óptico de 2x e zoom digital de 10x. Na linha Pro e Pro Max, as Lives Photos conseguem determinar qual o foco desejado para a imagem após a foto já ter sido tirada.
A velocidade de processamento também aumentou: enquanto o iPhone 14 mantinha o mesmo chip A15 do iPhone 13 nas linhas de entrada, o iPhone 15 evoluiu para o A16 nos dois modelos mais baratos e para o A17 nos modelos premium.
A principal novidade, porém, é a mudança do cabo, que passou do exclusivo Lightning para o padrão USB-C. A alteração aconteceu após a empresa ser obrigada judicialmente pela União Europeia a adotar o mesmo cabo que as concorrentes. Vale a pena para quem usa outros produtos da Apple, como o iPad ou o MacBook, que já usavam essa entrada. Também é uma oportunidade para quem desejar conectar um SSD externo ao aparelho, já que o iPhone 15 conta com DisplayPort.
Vale destaque para outras mudanças também: a linha Pro e Pro Max recebeu acabamento em titânio, oferecendo mais resistência ao corpo do aparelho, enquanto os aparelhos de entrada ganharam a Dynamic Island (já presente na linha Pro do iPhone 14) e todos os smartphones agora tem uma área de recorte mais útil.