A Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon que chegou ao Brasil em Outubro de 2019. Com comandos de voz, você pode perguntar por diversas informações e controlar outros dispositivos que estão conectados na sua casa.
E hoje no Estadão Recomenda vamos te mostrar 5 dispositivos inteligentes que funcionam em conjunto com a Alexa!
Nosso primeiro dispositivo da lista é o Amazon Echo, essa caixa de som sem fio que aceita comandos de voz.
Modelo de entrada

Echo, da Amazon
Esse alto-falante da Amazon é uma opção de entrada, que trabalha com processamento baseado na nuvem, como os outros produtos dessa lista. Isso quer dizer que ela precisa de uma conexão com a Internet para interpretar os comandos de voz e executar ações.
Esse modelo é uma boa escolha para o seu quarto ou sala, e atende bem a pedidos de música ou podcasts. Com a Alexa você também pode automaizar os dispositivos conectados da sua casa, como por exemplo programar uma lâmpada para acender de noite.
Em segundo lugar temos o Amazon Echo Dot, que é a menor caixa de som da Amazon. Esse é um produto ideal para quem não exige muita qualidade de som, já que ele tem volume suficiente apenas para um cômodo médio.
Menor modelo

Echo Dot, da Amazon
Assim como seus irmãos mais robustos, esse dispositivo também é controlado por voz, e tem apenas quatro botões embutidos, sendo dois para o volume: um para colocar o microfone no mudo e outro para chamar a Alexa.
E um dos irmãos mais avançados da família Echo Dot é o Amazon Echo Dot 3, ou de terceira geração.
Mais avançado

Echo dot 3, da Amazon
Ele tem tudo que a versão anterior tem, mas é focado em ser mais acessível para o público.
O dispositivo conta com uma malha de tecido revestindo a parte de cima, além de 4 microfones de longo alcance, que funcionam em conjunto para captar os comandos de voz com mais precisão.
A terceira geração do Echo Dot foi desenvolvida para entregar melhorias também na reprodução de áudio e, quando comparado a sua versão anterior, entrega um som mais alto e nítido.
O próximo produto da lista é um smart display, ou seja, uma tela inteligente. O Echo Show 5 é o modelo de entrada dessa categoria, com uma tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, uma câmera e Alexa integrada.
Modelo com tela

Echo Show 5″, da Amazon
Além das conexões Wi-Fi e Bluetooth, esse modelo tem o corpo em plástico, com uma parte revestida de tecido e base emborrachada.
Mesmo com todos esses avanços, esse dispositivo da Amazon ainda não é recomendado para quem está procurando uma caixa de som com volume alto, e sim para quem quer ouvir suas músicas e podcasts em som ambiente, com o bônus de acompanhar a letra pela tela e até mesmo se divertir com games como Show do Milhão, entre outros.
E o Echo Show 15 é o irmão mais novo do Echo Show 5, projetado para ser um assistente virtual sempre disponível para toda a casa.
Tela maior

Echo Show 15″, da Amazon
A tela é bem maior! Nesse modelo, são 15 polegadas com sensibilidade ao toque. A tela tem resolução Full HD e um alto-falante integrado, além da câmera e conexões Wi-Fi e Bluetooth que já estavam presentes na versão anterior.
Na estrutura desse dispositivo temos, na vertical, 40 centímetros de altura, e de largura são 25 centímetros, que dão para ele essa aparência de quadro com uma fina moldura ao redor.
Diferente dos demais dispositivos que foram pensados para estarem sempre em cima de uma mesa, esse modelo foi projetado para ficar na parede como um quadro. Assim, a Amazon já envia acessórios como suporte, parafusos e buchas.
A interface pode ser personalizada com widgets como relógio, temperatura, recomendações de música, dentre diversos outros.
E quando estiver em espera, o Echo Show 15 se transforma em um quadro, com imagens que podem ser importadas do seu smartphone ou de redes sociais.
Apesar da melhora no tamanho dos alto-falantes, o som dos dispositivos Echo Show ainda deixa a desejar, especialmente nos graves das músicas. Se você pensa em uma caixa de som apenas para ouvir música do seu smartphone, pode ser mais interessante uma caixa de som Bluetooth.
Mas para quem busca uma integração com a Alexa e controle para os dispositivos de casa conectada, essas são as indicações do Estadão Recomenda!