Vencer preconceitos enraizados é coisa para muita luta. No campo musical, hoje a comunidade LGBTQIAPN+ conta com mais representatividade do que há apenas algumas décadas, mas não por sorte. Algo assim só tem sido possível graças a nomes que foram pioneiros em se assumir publicamente sem medo de represálias.

Em todas as épocas, artistas LGBTQIAPN+ vêm se armando de coragem para levar à frente a pauta da representatividade. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos citar gente importante como Renato Russo, Cássia Eller, Angela Ro Ro, Ney Matogrosso, Cazuza, Marina Lima, Daniela Mercury, Ana Carolina e, entre os surgidos mais recentemente, Pablo Vittar, Liniker, Jaloo, e muitos outros.

No Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a música, enquanto canal de mensagens transformadoras, continua necessária. Por isso, listamos, a seguir, edições recentes em vinil (acompanhadas de uma playlist) para servir de trilha sonora à busca por uma sociedade cada vez mais acolhedora e diversa.

Inspire-se com as nossas dicas escolhidas a dedo:

Freddie Mercury

Imagem do produto 'Mr. Bad Guy'

‘Mr. Bad Guy’

Lançado em 1985, o álbum foi gravado durante uma pausa nas atividades do Queen e reflete a versatilidade e a criatividade artística de Freddie Mercury. “Mr. Bad Guy” apresenta um estilo musical diversificado, com influências do pop, rock, disco e até mesmo da música clássica. Na época, o disco dividiu a opinião da crítica, mas teve sucesso comercial em alguns países. As faixas mais conhecidas aqui são “I Was Born to Love You”, “Love Kills” e “Made in Heaven”.

Elton John

Imagem do produto 'The Lockdown Sessions'

‘The Lockdown Sessions’

“The Lockdown Sessions” é o resultado de uma série de colaborações gravadas remotamente entre Elton John e colegas ao longo de 18 meses de isolamento por conta da pandemia de Covid-19. A coleção, incrivelmente diversificada, traz 16 músicas. Entre as participações, estão Brandi Carlile, Charlie Puth, Dua Lipa, Eddie Vedder, Gorillaz, Lil Nas X, Miley Cyrus, Nicki Minaj, Rina Sawayama, SG Lewis, Stevie Nicks, Stevie Wonder, Surfaces, Years & Years, Young Thug e muito mais em um vinil duplo azul.

Miley Cyrus

Imagem do produto 'Plastic Hearts'

‘Plastic Hearts’

Edição em 180 gramas, com o mesmo encarte que vem no CD, mas em tamanho LP, e prensagem original da RCA do sétimo álbum de Miley Cyrus. Lançado em 2020, é considerado um ponto de virada na carreira de Miley, afastando-se de suas raízes pop e abraçando um som mais voltado para o rock. “Midnight Sky” talvez seja o maior sucesso do disco.

Lady Gaga

Imagem do produto 'Chromatica'

‘Chromatica’

“Chromatica” foi o álbum que, em 2021, emplacou no topo da lista de discos em vinil mais vendidos da Billboard. Conta com a colaboração de produtores musicais como BloodPop, Skrillex, Axwell e Tchami, e também participações de Ariana Grande, Elton John e do grupo feminino sul-coreano Blackpink. A obra marcou o retorno da cantora à música pop.

Faixa bônus

Amazon Music

Imagem do produto Pride Month

Pride Month

Curta “LGBTQIA+ Pride Month 2023”, uma playlist colaborativa criada por fãs no Amazon Music Unlimited.

Leia mais:

Um guia prático para comprar vitrolas

10 álbuns em vinil para iniciar uma discoteca básica

Karaokê em qualquer lugar: JBL PartyBox On-The-Go une potência e portabilidade

PS5: console permite gerenciar plataformas de streaming de áudio e vídeo

__

Imagem em destaque por Amazon Music/Reprodução