Há quem fique entediado em fazer exercícios em ambientes fechados, mas a esteira é uma alternativa totalmente viável e confortável para quem quer manter os treinos de corrida em dia, mas precisa ter uma performance linear e evitar altas temperaturas, chuva ou qualquer extremo do clima.
Além de condições controláveis do ambiente, correr indoor tem outras diferenças em relação à corrida em ambientes externos, como pistas, trilhas em parques ou mesmo no asfalto. O principal é que a esteira não apresenta variações de terreno, como pedrinhas, buracos ou elevações, que podem causar acidentes como entorses ou fraturas.
Por isso, apesar de o tênis apropriado para cada ambiente ter muitas semelhanças, é interessante reservar ao menos um par exclusivo para a esteira. Em geral, os modelos para o exercício ao ar livre precisam ser mais resistentes e oferecerem mais tração justamente pelo contato com terrenos que representam mais desgaste, principalmente no solado e em pontos do cabedal que têm atrito próximos aos dedos e ao calcanhar.
Mas o que devo levar em conta ao escolher um tênis para correr na esteira?
Para correr na academia, você pode escolher calçados mais leves e de amortecimento moderado, já que a esteira contribui para diminuir o impacto da pisada. Estabilidade no tornozelo e boa ventilação também são atributos para se ficar de olho.
Separamos alguns modelos para você render melhor. Confira.
__
Imagem em destaque: Peter Cade/GettyImages