Ventilador ou climatizador? Tem sempre umas épocas do ano em que bate aquela onda de calor e mormaço tão difícil de aguentar que mesmo quem não se adapta ou não acha prático lidar com o ar-condicionado precisa dar um jeito de se refrescar. É aí que vem à cabeça a pergunta que abre esta matéria. Bem, estamos diante do típico caso em que não existe melhor ou pior.

Nem todo mundo curte o fluxo direto de ar gerado pelo ventilador, por exemplo, desejando apenas sentir o ambiente mais ameno. E há quem não pegue muito bem com a umidade trazida pelo climatizador, buscando justamente uma forte e abrangente ventania para esquecer dos termômetros nas alturas. Embora similares, tais aparelhos são distintos. De certo modo, complementares.

A premissa básica do ventilador reside na circulaçao do ar. Daí que oferece uma sensação de refrescância imediata, pois interage diretamente com a pele. Já o climatizador atua umidificando o ar, tornando-o mais fresco. Essa característica faz do climatizador uma escolha acertada para momentos de tempo muito seco ou para pessoas com sensibilidades respiratórias.

Mas o poder de resfriamento dos climatizadores fica um pouco limitado, então, não adianta você comprar um desses esperando super potência, uma vez que esta não é a sua proposta. Quando se trata de dissipar a quentura intensa, os ventiladores ganham preferência.

 

__

Imagem em destaque: Climatizador de ar Midea AKAF2, Midea/Divulgação, via Amazon