A cervejeira é, a grosso modo, uma geladeira especial para cervejas. Mas diferente da geladeira comum da cozinha, essa é pensada para manter a bebida na temperatura e no modo de armazenamento ideais.
Então vale a pena ter mais um eletrodoméstico só para armazenar cerveja? Se você gosta de beber em casa, a resposta curta é sim.
Com uma dessas, você terá cervejas sempre no sabor ideal, tal qual em um bar. “Ah, mas basta colocar no freezer da geladeira que dá na mesma”. Quem já esqueceu de latas e garrafas por poucos minutos a mais sabe que esse não é o melhor método: além do risco de estourar, é bem fácil que a bebida congele demais e acabe ficando com aquele gosto horrível de cerveja “choca”.
As cervejas precisam de temperaturas que variam entre -4ºC e -2ºC na hora do armazenamento (o valor exato depende de vários fatores, como tipo e teor alcoólico, indicado pelo fabricante no rótulo). Essa temperatura, porém, pode afetar outros alimentos em uma geladeira comum – um alface, por exemplo, pode acabar queimando.
Na hora de comprar uma cervejeira, confira a capacidade, geralmente medida em litros. Um aparelho de 82 litros, por exemplo, consegue armazenar até 75 latas médias.
Confira também: Veja quais são as 3 bebidas que mais combinam com churrasco