As cadeiras de escritório são basicamente categorizadas em seis tipos. Uma delas, o modelo simples de base fixa, no entanto, não consideramos apropriada para atividades de longo período em razão de sua falta de mobilidade e níveis reduzidos de conforto e ergonomia. Ela é mais indicada para salas de espera.
As demais são divididas entre secretária, executivo ou diretor, presidente, gamer e ergonômicas.
A cadeira de secretária é moderna e prática e visa manter os joelhos a 90º, proporcionando maior conforto e prevenção contra dores. Já a executiva ou diretor é um upgrade desta, com assentos mais largos e encostos inteiriços. Elas se destacam pelo suporte aprimorado e ajustes de altura e encosto.
Com um estofamento de primeira linha, surgem as presidentes, que se estendem do assento até o apoio de cabeça. Mais caras, são ideais para quem busca um toque de luxo.
As cadeiras gamer, apesar do nome, não são exclusivas para jogadores. Muitos profissionais têm optado por elas por oferecerem apoio especial à região lombar.
Por sua vez, as ergonômicas têm seu design totalmente pensado para a saúde. Para serem chamadas assim, devem cumprir alguns requisitos, como encosto que se molda à curvatura da lombar, regulagens de altura e encosto, suportes para braços e cabeça, assento adequado para toda a extensão da coxa e materiais transpiráveis.