O aspirador robô tem conquistado cada vez mais adeptos entre os brasileiros por ser compacto, pela praticidade de uso e tempo que nos poupa no dia a dia. Ao passo que cada vez mais marcas surgem no mercado oferecendo esse tipo de produto, eles se tornam mais acessíveis, aumentando o interesse das pessoas.
Por meio de sensores, o aspirador robô limpa a casa sozinho, inclusive desviando de objetos. Embora não substituia a necessidade de dar uma verificada após a limpeza em lugares de difícil acesso, a maioria pode ser controlada por aplicativos e alto-falantes inteligentes com comando de voz. Funcionalidade que também se destaca é a de poder programar ciclos de limpeza para um horário específico. Além disso, alguns modelos passam pano, retornam para a base de recarga sozinhos e até esvaziam o reservatório de forma automática.
Já o aspirador vertical possui uma potência de sucção maior e pode ser mais indicado para quem mora em casa com muito carpete e estofados ou tem aimais que soltam pelos, pois com ele é mais fácil limpar rapidamente determinadas áreas em caso de necessidade. Outra característica própria dos aspiradores verticais é que geralmente os modelos são 2 em 1, podendo ser usados como aspiradores de mão. Uma boa, por exemplo, para remover poeira de sofás, camas, superfícies de móveis, interiores de gavetas e de automóveis.
Confira alguns dos melhores modelos para cada categoria:
__
Imagem em destaque por: Onur Binay/Unsplash