Seja para dissipar o calorão em casa ou no ambiente de trabalho, os ventiladores de coluna, aqueles que vêm com pedestal, podem ser uma ótima opção. Se para atender distâncias menores em uso individual os de mesa ganham destaque, para lugares amplos, como uma sala de estar, estes dão conta sem a necessidade de instalar um ventilador de teto ou ar-condicionado.
No entanto, como acontece com a maioria dos eletroportáteis hoje em dia, a diversidade de modelos, capacidades e funcionalidades à disposição acaba levantando mais dúvidas do que certezas da escolha certa.
Para ajudar, peneiramos os aparelhos das principais marcas avaliando potência, velocidade, diâmetro da hélice e número/formato de pás, qualidades diretamente associadas às capacidades de circulação e distribuição do ar, além de produção de ruído, estabilidade durante o movimento de oscilação horizontal e facilidade de desmontagem e montagem para limpeza.
Recursos adicionais, como ajustes de inclinação e temporizadores, também são coisas a se ponderar, mas ficam ao gosto e necessidade de cada pessoa.
Depois de comparar todos esses fatores, listamos, enfim, os equipamentos atuais que valem a pena. Sente a brisa!
__
Imagem em destaque: Immo Wegmann/Unsplash