Você é do tipo de pessoa que gosta de desafios? Então essa recomendação é para você: um livro escrito há quase 90 anos que guarda um mistério tão difícil de ser desvendado que, até hoje, pouquíssimas pessoas conseguiram resolvê-lo – reza a lenda que apenas quatro tinham realizado a proeza até pouco tempo.

Como assim?

A mandíbula de Caim foi escrito em 1934 por Edward Powys Mathers, sob o pseudônimo de Torquemada. Contudo, acabou ficando esquecido por décadas até ressurgir em 2019, quando foi republicado pela editora britânica Unbound. Não demorou para a obra virar uma febre e viralizar na internet, com milhares de leitores tentando resolver o desafio proposto.

Editora Intrínseca

Imagem do produto 'A mandíbula de Caim', de Torquemada

‘A mandíbula de Caim’, de Torquemada

Livro reúne história de seis assassinatos, mas fora de ordem. Leitor precisa desmontar e reorganizar obra para conseguir desvendar mistério.

Trata-se de uma história curta, mas que está completamente fora de ordem. São descritos seis assassinatos e, para entender o que realmente aconteceu, é preciso reorganizar o livro, determinando a ordem correta das páginas e identificando os nomes dos criminosos e das vítimas. O título faz alusão ao primeiro crime dentro da mitologia cristã.

Existem milhões de combinações possíveis, mas somente uma ordem é a correta. Como o livro é antigo, pode ficar aquela pulguinha atrás da orelha se alguém realmente conhece a resposta, mas ela existe – e a Editora Intrínseca, responsável pela publicação brasileira da obra, a tem guardada a sete chaves. Dois leitores, inclusive, chegaram a vencer um concurso da editora após descobrir a ordem correta.

A versão brasileira de “A mandíbula de Caim” tem 216 páginas, sendo 100 delas destacáveis – é, você vai ter que realmente desmontar o livro. Por isso o papel utilizado pela editora é mais resistente, para permitir esse manuseio mais intenso da obra. É possível comprar uma versão digital para Kindle, mas que perde parte dessa interatividade.

O livro está entre os mais comercializados no site da Amazon desde o fim do ano passado. Confira outras opções entre os mais vendidos neste link.

Leia também: Seleção de livros até R$ 50 para presentear sua mãe