Periodicamente, o site especializado Publish News monitora o segmento literário no Brasil para produzir um ranking de best-sellers. Neste mês de setembro, o topo da lista ficou com Onde estão as flores, de Ilko Minev. O autor mergulha profundamente na trajetória de Licco Razan, um homem cujas raízes se estendem da Bulgária e Turquia até a floresta amazônica.

A busca por um mundo de paz do protagonista também se acha em outros roteiros pelos quais o público vem nutrindo bastante interesse, como Nunca foi segredo, do Padre Reginaldo Manzotti. Em segundo lugar, apresenta um guia trazendo à luz conselhos e sabedorias “escondidos” nas páginas da Bíblia.

A biblioteca da meia-noite, de Matt Haig, aparece em terceiro com uma ficção sobre Nora Seed, mulher à beira do desespero que encontra-se numa biblioteca misteriosa onde cada livro representa uma vida que ela poderia ter vivido. De estrela do rock a nadadora olímpica, as possibilidades parecem infinitas. Mas qual vida vale a pena viver?, questiona a narrativa.

Na quarta posição, Da Silva: a grande fake news da esquerda, de Pavinatto, é o único que remonta a fatos históricos na apuração. A obra revisita a figura de Lampião, desmistificando o cangaceiro e destacando suas atitudes violentas e mercenárias. Pavinatto argumenta que a imagem de Lampião como herói foi uma construção da esquerda brasileira da década de 1920.

O tom reflexivo surge novamente em Café com Deus pai, de Junior Rostirola, que oferece doses diárias de espiritualidade, com foco na renovação da mente e na busca por uma vida alinhada com os ensinamentos religiosos para obter bem-estar e sucesso em todas as áreas.

 

__

Imagem em destaque: Jonas Jacobsson/Unsplash