Geralmente, tomada e adaptador são coisas bem distintas, mas quando estamos falando de tomadas inteligentes, popularmente, se usam ambos os termos como sinônimos. Nesse caso, vale a atenção na hora de finalizar a compra.
Além da praticidade já apresentada, também vale atenção para alguns detalhes da própria tomada em si.
A principal informação que você deve checar é o limite de corrente elétrica (medida em amperes). A maioria dos aparelhos – como computadores e televisões – usam tomadas 10A, mas alguns eletrodomésticos – como forno elétrico ou máquina de lavar roupas – podem exigir mais corrente e tomadas como 16A ou 20A.
Para descobrir qual tomada ideal de forma rápida, basta olhar a potência usada no aparelho (medida em watts), considerando a tensão elétrica (medida em volts).
– 10A: em tensão 127v, o aparelho deve consumir até 1270W; em tensão 220v, o limite é de 2200W;
– 16A: em tensão 127v, o máximo é 2032W; em tensão 220, limite de 3250W;
– 20A: em tensão 127v, limite é de 2540W; já para 220v, a potência máxima é de 4400W.
Visualmente: tomadas 20A são usadas em conectores maiores e mais grossos.
O design também precisa ser considerado. Mais do que ficar bonito – que também é importante – é preciso levar em conta o tamanho e a espessura, já que uma tomada que está atrás de um móvel precisa de um modelo mais compacto.
Isso impede, por exemplo, que um adaptador seja a melhor solução em uma situação dessas. Além disso, nem todos os plugues ou tomadas são resistentes à chuva, algo importante para uma que vá em áreas externas.