Quem diz que não gosta do inverno geralmente tem como argumento a dificuldade de lidar com a quantidade de roupa que precisa usar para escapar do frio. Contudo, dá para manter a fluidez e a leveza ao longo da estação ao optar por vestir uma segunda pele.

Existem alternativas tanto para a camisa/blusa quanto para a calça. O Estadão Recomenda separou algumas opções.

O que considerar na hora da compra

Não tem muito segredo: a maioria da peças segunda pele são feitas de microfibras de poliéster, mas algumas têm outros tecidos na composição. Elas são leves e finas, já que a ideia é ficar em contato com a pele para manter o calor natural do corpo, funcionando como isolante térmico mas sem prejudicar os movimentos corporais.

O mais importante é checar se o tecido é realmente térmico, através da etiqueta. Também é bom verificar a elasticidade, já que algumas opções são bem justas. Peças mais completas têm como diferencial tecnologia antiodor e fator de proteção solar – este último, ideal para quem vai praticar esportes ao ar livre.

Geralmente elas são procuradas para invernos rigorosos, mas podem ser facilmente adaptadas para temperaturas moderadas. Nestes casos, basta uma segunda pele e uma peça normal por cima para se manter aquecido, evitando assim o uso de peças muito pesadas.

Principais opções a venda

Com tecnologia dry fit

Imagem do produto Lupo Camiseta Underwear Warm Masculina

Lupo Camiseta Underwear Warm Masculina

. Disponível na cor preta;
. Tamanhos: P ao GG.

Camiseta térmica ideal para práticas esportivas, por contar com tecnologia dry fit, que absorve e evapora o suor rapidamente. Tem ação bloqueadora do vento, mas deve ser usada abaixo de todas as peças. Tem propriedades antiodor.

Para frios intensos e exercícios

Imagem do produto RT Blusa segunda pele térmica Feminina

RT Blusa segunda pele térmica Feminina

. Disponível na cor preta;
. Tamanhos: PP ao GG.

Blusa térmica de manga longa, ideal para temperaturas muito baixas. Conta com proteção solar UV 50+ e proteção antiodor. Pode ser usada sozinha para práticas esportivas, por conta da tecnologia ultra dry fit, que garante evaporar rapidamente o suor.

Pode ser usada sozinha

Imagem do produto Penalty Camiseta Matis X Masculina

Penalty Camiseta Matis X Masculina

. Disponível na cor branca;
. Tamanhos: P ao XG.

Camiseta térmica ideal para práticas ao ar livre, por contar com proteção solar UV 50+. Tecido é composto por 92% poliéster e 8% elastano.

Liberdade em frios intensos

Imagem do produto Curtlo Blusa Zip Thermoskin

Curtlo Blusa Zip Thermoskin

. Disponível na cor preta;
. Tamanhos: P ao GG.

Blusa para ser usada como segunda pele, por baixo de um casaco mais pesado. Tem gola alta, com zíper até a altura do peito. Conta com tecido aveludado e macio, além de tecnologia antiodor e proteção UV 50+.

Justa, mas confortável

Imagem do produto Lupo Calça Underwear Warm Masculina

Lupo Calça Underwear Warm Masculina

. Disponível na cor preta;
. Tamanhos: P ao GG.

Alguns homens podem desconfiar de segunda pele para a calça, mas encontrando a marca certa é possível manter o conforto. Este modelo da Lupo garante que não é necessário ir atrás de um tamanho muito maior para manter a liberdade de movimentos. Mantém a temperatura, mas não tem proteção UV.

Mais quente que legging

Imagem do produto Lupo Calça Underwear Warm Feminina

Lupo Calça Underwear Warm Feminina

. Disponível na cor preta;
. Tamanhos: P ao GG.

Mulheres já estão acostumadas a calças mais justas para o inverno, mas uma segunda pele térmica faz toda diferença. O tecido não tem costura, sendo mais confortável que uma legging comum. Além disso, conta com tecnologia dry fit, para absorção do suor. Mantém a temperatura, mas não tem proteção UV.

___

Crédito da foto de destaque: Spencer Backman na Unsplash

Leia também

Jaqueta corta-vento: opções para praticar exercícios ou passear nos dias frios

4 modelos de aquecedor portátil para escapar do frio neste inverno

5 dicas de cuidados com a pele durante o inverno

Qual tênis de corrida escolher? Confira 5 modelos que se destacam