Comprar vinil hoje em dia não é igual nas antigas, que a gente ia na loja atrás dos lançamentos. Agora, vamos atrás, muitas vezes, dos relançamentos, de preferência com qualidade sonora suprema, uma super arte gráfica e outros detalhes que tornam os discos, afinal, tão atrativos, como o próprio material em que são encartados — uma caixa bonitona, um papel com textura diferenciada, etc.

Foi pensando nisso que selecionamos os itens desta lista, apenas com produtos concebidos com total apuro estético. A partir daí, o lance é seguir expandindo a coleção e os garimpos.

Confira:

Rock

Pink Floyd

Imagem do produto 'The Dark Side of The Moon'

‘The Dark Side of The Moon’

O álbum explora temas como conflito, ganância, passagem do tempo e doença mental, este último parcialmente inspirado pela deterioração do estado mental do membro fundador Syd Barret. O grupo usou algumas técnicas avançadas de gravação na época, incluindo gravação multipista e loops de fita. Sintetizadores analógicos foram proeminentes em várias faixas, e trechos de entrevistas gravadas com a equipe de estrada do Pink Floyd e outros forneceram citações filosóficas por toda parte.

Queen

Imagem do produto 'Bohemian Rhapsody'

‘Bohemian Rhapsody’

Indispensável na coleção, este álbum conta com um refinado projeto gráfico e uma qualidade de som muito bem lapidada. Em dois LPs, o repertório, captado ao vivo no Live Aid, traça um resumo que passa por quase todas as fases da banda em sua melhor forma.

MPB

Belchior

Imagem do produto 'Alucinação'

‘Alucinação’

Após lançar seu primeiro álbum, Belchior rompeu com a maldição do segundo disco e apresentou em 1976 sua obra-prima, Alucinação, que pode ter causado estranheza a alguns pelo estilo que misturava o folk-rock à MPB e sons regionais, mas que tornou-se um dos mais importantes da música nacional. Traz alguns de seus maiores sucessos, como “Velha Roupa Colorida”, “Rapaz Latino Americano” e “Como os Nossos Pais”.

Cartola

Imagem do produto '1976'

‘1976’

Reúne alguns grandes sucessos de sua carreira, como “O Mundo é um Moinho” e “As Rosas Não Falam”. O disco volta às prateleiras em vinil de 180 gramas, pela coleção Clássicos em Vinil”, da Polysom. Assim como o primeiro, conta com arranjos de Horondino José da Silva (Dino), com produção de Juarez Barroso. Das 12 faixas, 10 são de autoria de Cartola, sendo uma em parceria com Alcebíades Barcelos.

Pop

Taylor Swift

Imagem do produto 'folklore'

‘folklore’

Folklore, oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift, se consagrou como a melhor produção de 2020 e levou o prêmio de álbum do ano no Grammy. Aqui, a sonoridade se afasta um pouco dos trabalhos anteriores de Taylor, caminhando para canções suaves acompanhadas por arranjos de folk, electro-folk e rock alternativo.

Michael Jackson

Imagem do produto 'Thriller'

‘Thriller’

É o sexto álbum de estúdio em carreira solo de Michael Jackson. Foi inteiramente produzido por Quincy Jones e co-produzido por Jackson. Uma cativante mistura de gêneros incluindo o pop, o rock, o pós-disco, o funk e o R&B. Thriller iniciou a cultura dos videoclipes como materiais de divulgação atrativos, com “Billie Jean”, “Beat It” e “Thriller”, que eram constantemente transmitidos na MTV.

Rap

Kendrick Lamar

Imagem do produto 'Good Kid, M.A.A.D City'

‘Good Kid, M.A.A.D City’

Obra conceitual que conta a história da juventude e da vida de Kendrick Lamar em Compton, uma cidade marcada pela violência e dificuldades sociais. É um dos melhores álbuns de hip-hop da década de 2010 por sua habilidade lírica e narrativa e produção musical inovadoras. Inclui faixas como “Bitch, Don’t Kill My Vibe”, “Backseat Freestyle”, “Swimming Pools (Drank)”, “Poetic Justice” (com participação de Drake) e “m.A.A.d city” (com a participação de MC Eiht).

Metal

Metallica

Imagem do produto 'Load'

‘Load’

Load é o sucessor do famoso Black Album do Metallica e marca uma fase mais melódica e experimental da banda, incorporando elementos do hard rock e do rock alternativo. Inclui sucessos como “Until It Sleeps”, “Hero of the Day”, “Bleeding Me” e “King Nothing”.

System Of A Down

Imagem do produto 'Toxicity'

‘Toxicity’

Clássico instantâneo do new metal, com sua fusão de elementos de várias facetas do rock, punk, folk e música oriental. Traz vários sucessos, como a faixa-título “Toxicity” e “Chop Suey!”, que se destaca pelas mudanças de ritmo e vocais energéticos. Outros sons que marcaram época no repertório são “Aerials”, “B.Y.O.B.”, e experimentos como “Science” e “Psycho”. Toxicity recebeu aclamação da crítica e emplacou um sucesso comercial significativo. Além de ter estreado no topo das paradas em vários países, foi certificado como platina múltipla em diversas regiões. O álbum ajudou a solidificar o status do System Of A Down como uma das bandas mais inovadoras e distintas do metal alternativo.

Jazz

Miles Davis

Imagem do produto 'A Tribute to Jack Johnson'

‘A Tribute to Jack Johnson’

Registro da fase fusion do lendário trompetista Miles Davis, lançado em 1971. O disco foi gravado como trilha sonora para o documentário “Jack Johnson”, dirigido por William Cayton. Filme e álbum homenageiam o boxeador Jack Johnson, primeiro campeão mundial de pesos pesados ​​afro-americano no início do século 20.

Leia mais:

Soundbar ou home theater? Aparelhos são ideais para quem busca som de qualidade em casa

Um guia prático para comprar vitrolas

Mais potente ou à prova d’água: qual caixa de som portátil escolher?

Caixas de som bluetooth: opções que podem ser transportadas a qualquer lugar

__

Imagem em destaque por Konstantinos Hasandras/Unsplash