As babás eletrônicas são itens de grande ajuda após o nascimento do bebê, já que nessa fase qualquer tempinho extra é essencial. Com elas, os pais conseguem dar conta de outros afazeres domésticos ou profissionais enquanto a criança dorme ou brinca.
Existem diversos tipos de modelos à venda – e isso pode ser um pouco confuso na hora da compra. A maioria deles são capazes de permitir que os responsáveis falem com a criança, mesmo estando em outro cômodo. Alguns, conseguem projetar um show de luzes no teto para o bebê. Outros, oferecem visão noturna. Para te ajudar nesta escolha, o Estadão Recomenda dá os detalhes de alguns dos principais modelos no mercado.
Motorola VM64, VM65 e VM75: simples e completas
Esses três modelos de babá eletrônica não têm muito segredo: entregam o básico, mas de forma completa e com qualidade. As câmeras são capazes de dar um zoom de até 300 metros, mas ao mesmo tempo oferecem uma visão panorâmica. Elas se conectam facilmente a prateleiras e outros suportes através da base magnética. A transmissão é feita toda no formato Full HD (1080p). Dá para conectar até quatro câmeras simultaneamente e fazer o monitoramento via app Motorola Nursery.
Pelo aplicativo, dá para usar um recurso de monitoramento 24h, com Diário do Bebê (para acompanhar o desenvolvimento) e notificações de som para movimentos e temperatura do ambiente. As câmeras são recarregadas através de um cabo de energia.
Todos esses modelos também contam com recurso de conversação bidirecional, permitindo que os pais falem dentro do quarto do bebê, mesmo estando em outro cômodo. Eles também permitem que os pais registrem uma canção de ninar, para ser executada depois.
Motorola
Babá Eletrônica VM64
O modelo VM65 dispõe de um monitor parental que conta com uma tela maior: enquanto o anterior tem 4,3 polegadas, esse tem 5 polegadas.
Motorola
Babá Eletrônica VM65-2
Já o modelo VM75 traz todos os recursos citados e tela de 5 polegadas, mas apresenta um design distinto dos anteriores. Além disso, também tem um recurso adicional de capacidade para até cinco canções de ninar diferentes.
Motorola
Babá Eletrônica VM75-2
Tectoy VBT-2400: monitore com as luzes apagadas
Esse modelo da Tectoy tem como principal atrativo a qualidade da imagem no monitoramento de visão noturna. Mesmo que o ambiente esteja completamente escuro, é possível enxergar o bebê facilmente, em uma transmissão em tons de cinza.
A câmera tem um alcance menor que os modelos da Motorola, porém, visualizando até 150 metros de distância. A transmissão é em qualidade VGA (320×240). Ela vem com um adesivo para fixação em paredes ou mesas.
O monitor dos pais é ativado por voz, ou seja, quando o quarto do bebê está silencioso, a tela fica desligada e sem som, pois não há transmissão.
Tectoy
Babá Eletrônica VBT-2400
Câmera é alimentada exclusivamente por uma fonte de 6V, que vem inclusa. O monitor conta com baterias recarregáveis.Tectoy SH3000: transforme a câmera em abajur e projetor
Esta babá eletrônica da Tectoy permite o monitoramento diretamente pelo seu smartphone, dispensando o uso de uma tela extra. Além disso, tem como grande atrativo um projetor de luzes e um abajur, equipados junto à câmera que ficará no quarto. Dessa forma, a câmera pode se tornar uma pequena luminária e, ao mesmo tempo, criar uma paisagem com estrelas e luas no teto.
Ela conta com visão noturna infravermelho, transmissão Full HD (1080p) e ângulo panorâmico de visão. Tem duas saídas de áudio, para o momento que os pais precisarem falar no ambiente à distância. Ela também é capaz de monitorar a temperatura do ambiente, emitir alertas inteligentes e conta com 19 canções de ninar.
Tectoy
Babá Eletrônica SH3000
Câmeras conta com fonte de alimentação para carregamento na tomada. Conta com conexão wi-fi, podendo ser usada sem fios.Crédito da foto de destaque: Bastien Jaillot/Unsplash
Leia também: 25 produtos essenciais para todo tipo de pais de pets