Se você tem uma mãe que não dispensa a prática de atividades físicas, seja na academia ou ao ar livre, dar um bom tênis de presente é uma ótima opção. Este é um item fundamental para ganho de desempenho e segurança durante a prática esportiva e que se transformou em um item de moda, já que as marcas oferecem um modelo mais bonito que o outro! Tanto que há até quem colecione os chamados sneakers como se fossem obras de arte.
O Estadão Recomenda sugere alguns modelos que abrangem uma combinação harmoniosa de todos os atrativos. Buscamos, entre as recentes inovações do segmento, exemplares que além de valorizar a estética também são produzidos de maneira sustentável e garantem aquilo que não pode faltar: amortecimento, estabilidade e suporte aos pés durante a corrida ou a malhação.
Todos os calçados listados a seguir passaram no teste de melhoria do desempenho do corredor. Também avaliamos requisitos como conforto, durabilidade e resistência.
Lembre-se de escolher um modelo que se ajuste bem aos pés da sua mãe e que atenda às necessidades específicas de sua prática esportiva, levando em consideração o tipo de superfície em que ela costuma correr e a intensidade dos exercícios.
Terceiro modelo da linha, é um tênis que vai agradar a todos os tipos de praticantes de exercícios, mas, em especial, quem valoriza o amortecimento. A combinação perfeita entre design e funcionalidade resulta de tecnologia 100% brasileira, em parceria da Olympikus com o Laboratório de Biomecânica da Universidade de São Paulo (USP). Por ser 42 gramas mais leve que seu antecessor, é ideal para corridas diárias, treinos longos e até maratonas. Outras qualidades são a resposta rápida, durabilidade, boa aderência e estabilidade nas aterrissagens e conforto térmico. Uma curiosidade que dá charme ao produto: seu solado foi inspirado pelo Rio São Francisco.
Amortecimento e estabilidade
O Nike Zoom Fly 5 foi pensado para pessoas que buscam um tênis voltado a treinos diários longos com bom nível de amortecimento e estabilidade confiável. Para atender ao objetivo, oferece uma base de entressola mais larga. Embora menos focado em velocidade, é mais confortável em relação os anteriores da linha. Seu cabedal, construído em flyknit mesh, é bem macio e capaz de bloquear a temperatura externa sem prejudicar a respiração dos pés. Fabricado sem costuras aparentes, reduz atritos durante o uso. Além disso, outros fatores que colaboram para o conforto são a língua solta das laterais com um pouco de enchimento de espuma e o sistema de amarração, com um cadarço mais achatado e passadores que garantem um preciso ajuste.
Um calçado para corrida na rua, na lama, na trilha, na montanha ou na esteira. Foi com este propósito que a Adidas desenvolveu o Ultra Boost, modelo que ficou famoso entre o público fitness por vestir como uma meia e vir equipado com boost, uma tecnologia de retorno de energia. Na versão Ultra Boost Light, o material é 30% mais leve e conta com centenas de cápsulas que dão ainda mais ganho a cada passo. Outra tecnologia integrada que soma pontos em seu favor é o sistema LEP anti-torção, presente nas solas de cada tênis. Ela fornece 15% mais rigidez de flexão na parte do antepé.
Clássico da marca, o Asics Gel-Kinsei Blast apresenta uma revisão completa em seu design, mas mantém boa parte de suas origens. É um tênis altamente acolchoado, com muito amortecimento e beleza atemporal. Ele é equipado com a tecnologia Gel na entressola, que entrega um amortecimento eficiente para absorção de impacto durante a corrida. Sua parte superior é feita em tecido respirável que ajuda a manter os pés frescos e secos durante a atividade física, e a entressola, confeccionada em espuma Solyte de alta densidade, o que dá mais estabilidade e suporte para os pés. Uma qualidade particular é o sistema de ajuste personalizado, que permite um encaixe bem justo e confortável.
A linha Kenya Racer é um dos itens de melhor custo benefício da marca. Faz sucesso desde 1992, quando a Fila lançou seu primeiro tênis de corrida inspirado nos atletas quenianos, célebres por sua habilidade e técnica nas competições de longa distância. Desde então, os modelos só evoluíram, atendendo às necessidades de profissionais e amadores. Em especial, a proposta do KR5 é funcionar nas pistas. Para tanto, ele é equipado com a tecnologia Energized Rubber na entressola, que, traduzindo, proporciona um retorno de energia super eficiente, colaborando para uma passada dinâmica e confortável.
Leia mais:
Smartwatch: ideal para as mães superconectadas e esportistas
Analisamos duas das melhores bikes femininas para trilhas e pistas
__
Imagem em destaque: Tênis Zoom Fly 5, da Nike (Divulgação)