O esquenta da Black Friday já traz diversas boas ofertas para monitores de diferentes marcas, incluindo Samsung, LG e Acer. O Girafa, por exemplo, traz uma seleção especial com descontos que chegam a 65%.
A oportunidade é boa para quem busca melhorar o seu “setup”, substituindo uma tela que pode estar obsoleta, ou ainda incrementá-lo, adicionando uma tela para trabalho ou lazer. Antes de escolher um monitor, porém, é preciso estar atento a algumas características.
A primeira é a resolução. Para tarefas básicas, como navegar na internet, assistir a vídeos e usar programas simples, como pacote Office, modelos Full HD (1080p) são mais que suficientes – e te ajudam a economizar bastante! Já usos mais profissionais, como edição de fotos e vídeos, ou para jogos, vale considerar uma tela QHD/WQHD (1440p) ou até uma UHD (4K).
O tipo de painel também é importante. Certifique-se que o modelo escolhido é IPS, que possui maior ângulo de visão, reproduzem mais cores e possuem melhor brilho – apesar de não garantir o melhor contraste.
Quem gosta de jogar videogames deve procurar monitores com taxa de atualização maior – ou seja, o número de vezes que a imagem atualiza por segundo, medida em Hz (hertz). Se o orçamento for baixo, há modelos entre 60 Hz e 75 Hz, o mínimo aceitável para jogar. O ideal, porém, é buscar um monitor a partir de 144 Hz, garantindo a fluidez.
Por fim, para os “gamers”, o tempo de resposta do monitor, medido em ms (milissegundos), também é importante. Quanto menor for, melhor será a jogabilidade. Modelos “gamer” de entrada trazem tempo de resposta de 5 ms e, monitores premium, chegam a apenas 1 ms.
O Estadão Recomenda separou abaixo algumas sugestões de monitor para computador considerando os atributos listados nesta reportagem.
Este conteúdo não é patrocinado. Os produtos são escolhidos imparcialmente por time de jornalistas do Estadão. Podemos ganhar uma comissão pelas vendas geradas através dos links – confira como funciona nosso trabalho.
___
Imagem em destaque: mikkelwilliam/Getty Images