Na busca pelo computador perfeito, a escolha entre um notebook ou um desktop é a primeira decisão a ser tomada. Logo, antes de qualquer coisa, você deve pesar as características de cada tipo para ver o que atende melhor às suas necessidades.
Computadores desktop são os famosos “PCs”, sistemas cujos componentes operam separados e que geralmente são montados em um gabinete fixo ou torre. Suas partes incluem a unidade central de processamento (CPU), a placa-mãe, a memória RAM, o armazenamento, a fonte de alimentação e outros dispositivos, como placas de vídeo e som.
Já os notebooks, chamados também de “laptops”, se diferenciam pela portabilidade e o tamanho compacto. Eles são reconhecidos por sua forma fina e leve, tela integrada, teclado, touchpad ou trackpad, bateria interna e todos os componentes necessários para seu funcionamento em um único pacote.
Com sua configuração robusta e maior capacidade de customização, os desktops são ideais para gamers, designers e profissionais que lidam com tarefas pesadas. Sua capacidade de acomodar placas gráficas poderosas e processadores de última geração os tornam excelentes para trabalhos intensivos.
Por outro lado, os notebooks são perfeitos para estudantes, profissionais que viajam com frequência e pessoas que valorizam a mobilidade em geral. Embora seu desempenho possa ser menor em comparação com desktops de alta potência, eles oferecem bastante versatilidade.
Tudo depende, portanto, do seu perfil de uso. Se você está atrás de poder de processamento máximo e não se importa com a mobilidade, um desktop é mais indicado. Agora, se a portabilidade e a conveniência são essenciais, um notebook é a opção certa.
Confira, a seguir, algumas alternativas que valem a pena em ambas as categorias.
__ Imagem em destaque: Dell Inspiron/Divulgação (via Amazon)