Para entender melhor qual a diferença entre o ar-condicionado portátil e o de janela, veja as principais características de cada proposta.
Começando pelo portátil, que também pode ser chamado de ar-condicionado de chão. O funcionamento é bastante semelhante a todos os modelos de ar-condicionado, pois este também faz a troca do ar quente pelo frio.
A diferença fica por conta da instalação, já que pode ser facilmente movido de um cômodo para outro. É importante, porém, que ele esteja perto de uma janela ou vitrô, para que seja viável posicionar a mangueira de exaustão, que faz a troca de ar.
Já o ar-condicionado de janela é formado por uma única peça. Ele é, na verdade, um dos modelos possíveis para o ar-condicionado de parede – a outra possibilidade é o split, que tem uma parte interna e outra externa.
Por ser fixo, ele precisa de instalação e, como o nome sugere, em uma janela ou outra abertura na parede. Dessa forma, é possível perceber que as principais diferenças perceptíveis entre essa versão e a portátil dizem respeito a à instalação e à mobilidade.